2ª edição do “That’s All Digital” traz ao IPCA alunos de todo o país

De 2 a 7 de julho cinquenta alunos de escolas secundárias de todo o país participam na 2ª edição da academia “That’s All Digital – Semana do Digital” do IPCA.

À semelhança do ano passado, o programa proposto é ambicioso e bastante completo, inclui atividades dentro do Campus, com experiências digitais, audiovisuais, de robótica e de simulação empresarial/desafios de gestão, marketing e estratégia, mas procura-se também dar a conhecer a região e a cidade de Barcelos, a sua vida, cultura, artesanato, tradições, indústria e património natural.

De acordo com a organização da academia, o “objetivo é proporcionar uma experiência única e enriquecedora para todos os participantes, permitindo-lhes o contacto com uma nova realidade, experimentar novos desafio e levar consigo o que de melhor o IPCA e a região têm para oferecer”.

Na academia “That’s All Digital”, os 50 jovens, selecionados entre centenas de candidatos, terão, assim, a oportunidade de participar numa experiência inesquecível. Esta academia é uma organização conjunta do IPCA e da Fórum Estudante.

O programa arranca com o Peddy-Paper “Get to Know Barcelos”, durante a tarde de segunda-feira, logo após a sessão de boas-vindas, prevista para as 14h00.

Na terça-feira, depois de uma manhã dedicada às tecnologias onde vão ser desafiados a criar jogos, passarão a tarde no Hóquei de Barcelos, onde terão contacto com a modalidade e com as tecnologias utilizadas.

Na quarta-feira, o programa será preenchido, de manhã, com mais atividades relacionadas com a tecnologia, nomeadamente com um Workshop sobre a “Internet das Coisas”, irão ter a oportunidade de criar um protótipo e aprendizagem com módulos eletrónicos que se ligam por contactos magnéticos de nome Littlebits e ainda programar uma Sphero numa pista todo o terreno. A tarde será dedicada ao mundo do audiovisual, designadamente com a visualização de filmes de animação criados no IPCA e que têm recebido vários prémios nacionais e internacionais e ainda um Workshop sobre a saga Star Wars com uma demonstração do processo de pós-produção de vídeo. Mas as atividades não terminam por aqui, na quarta-feira os participantes vão conhecer o projeto Célia Celíaca: Glúten Free Lifestyle, culminando o dia com um jantar sem glúten na cantina do IPCA.

A quinta-feira será inteiramente dedicada a explorar a região do Gerês, ficando a conhecer um dos mais belos parques naturais do país.

A sexta-feira será preenchida com a participação em workshops na área da gestão, com a teoria dos jogos, e lógicas e estratégias de marketing, seguindo-se uma visita à Valérius, empresa de Barcelos fornecedora de marcas como H&M, Moschino, Max Mara ou Coach.

A Semana do Digital do IPCA termina no sábado de manhã, com a desmistificação da “Lenda do Galo de Barcelos” e um ateliê dedicado ao artesanato.

O IPCA e a Forum Estudante promovem 5 dias de academia dando aos 50 participantes a oportunidade de contactar diretamente com o mundo do digital. Pretende-se que esta semana seja uma experiência única e deveras enriquecedora para todos os participantes, permitindo-lhes o contacto com uma nova realidade, experimentar novos desafios e levar consigo o que de melhor o IPCA tem para oferecer.