Concursos Especiais, Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso

O IPCA tem abertas as candidaturas a cursos de Licenciatura no âmbito dos Concursos Especiais e dos Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso. O período de candidaturas decorre até 6 de agosto e as mesmas realizam-se através do portal de candidaturas do IPCA.

CONCURSOS ESPECIAIS

Os concursos especiais de acesso e ingresso no ensino superior destinam-se aos estudantes que reúnam condições habilitacionais específicas, identificadas em cada uma das modalidades de concurso, tratando-se de uma forma de acesso autónoma, distinta do Concurso Nacional (candidatura ao ensino superior público) e dos Regimes Especiais (candidatura ao ensino superior público e ao ensino superior privado para estudantes com condições habilitacionais e pessoais específicas).

Destinatários

Podem candidatar-se via Concursos Especiais:

1. Estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;
  2. Titulares de um diploma de especialização tecnológica;
  3. Titulares de um diploma de técnico superior profissional;
  4. Titulares de outros cursos superiores.

Condições e critérios de seriação

Regulamento dos Concursos Especiais do IPCA – Despacho 86/2017

Regime jurídico dos Concursos Especiais de acesso – DL 113/2014

Candidaturas online no PORTAL CANDIDATURAS.

MAIS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NA PÁGINA DOS SERVIÇOS ACADÉMICOS

REGIMES DE REINGRESSO E MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO

Mudança de Par Instituição/Curso
A mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se inscreve em curso diferente daquele em que praticou a última inscrição, no mesmo ou noutro estabelecimento de ensino superior, tendo havido ou não interrupção de estudos.

Reingresso
O reingresso é o ato pelo qual um estudante, após uma interrupção dos estudos num determinado curso e estabelecimento de ensino superior, se matricula no mesmo estabelecimento e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.

Destinatários

Através de Reingresso, Mudança de par Instituição/curso poderão candidatar-se:

• Os estudantes que já estiveram matriculados e inscritos em estabelecimentos de Ensino Superior português em curso de ensino superior desde que não o tenham concluído.
  • Os estudantes que já estiveram matriculados e inscritos em estabelecimentos de Ensino Superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do país em causa desde que não o tenham concluído.

Candidaturas online no PORTAL CANDIDATURAS

MAIS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NA PÁGINA DOS SERVIÇOS ACADÉMICOS