Agradecimento Público da Comunidade IPCA ao Professor João Carvalho

O presidente interino do IPCA, Agostinho Silva, publicou um agradecimento público em nome de toda a Comunidade Académica, dirigido a João Carvalho, que presidiu à instituição até ao passado dia 1 de março, data em que deixou de exercer o cargo após a renúncia ao mandato por motivos de saúde.

AGRADECIMENTO PÚBLICO DA COMUNIDADE IPCA AO PROFESSOR JOÃO CARVALHO

Senhor Presidente do IPCA

Professor João Carvalho,

Em nome de toda a comunidade académica do IPCA queremos dizer-lhe, do fundo do coração, MUITO OBRIGADO!

Muito obrigado por tudo o que fez pela afirmação do ensino superior na região do Cávado e do Ave e por ter conseguido transformar o IPCA numa instituição de ensino superior reconhecida e referenciada a nível nacional e internacional.

Muito obrigado pelo seu contributo fundamental na valorização do ensino superior politécnico em Portugal e pelo reconhecimento que o IPCA tem, hoje, entre os seus pares. De instituição mais jovem e mais pequena o IPCA está hoje no pelotão da frente em número de estudantes, de doutorados, de investigação, de ligação ao tecido empresarial.

Muito obrigado pela visão estratégica que teve e tem para o IPCA. Essa visão foi marcante desde o primeiro momento, como Diretor da Escola Superior de Gestão (1996) e, posteriormente, enquanto Presidente da Comissão Instaladora e Presidente do IPCA. Foram muitos anos a lutar contra várias dificuldades e constrangimentos, mas sempre com um elevado sentido de responsabilidade e com a determinação de que, mesmo com muito pouco, era possível fazer muito.

Enquanto responsável máximo da Instituição sempre procurou soluções, nunca desistiu, e sempre conseguiu atingir os objetivos fixados. Com sabedoria apostou numa oferta formativa de qualidade adequada às necessidades de formação das empresas, da região e do país; conseguiu formar um corpo docente jovem e altamente qualificado, sendo a maioria doutorado e especialista; apostou no crescimento sustentado, sendo o IPCA hoje uma Instituição com mais de 4000 estudantes que estudam e investigam num excelente ambiente académico e onde trabalham mais de 300 pessoas entre docentes e funcionários.

Com um modelo de gestão eficiente apostou na construção de infraestruturas de qualidade e de elevada relevância para as atividades do IPCA, entre as quais se destacam: a construção do campus, da Escola Superior de Gestão e das instalações provisórias da EST; a construção da cantina e do edifício dos SAS, e a residência dos estudantes (em ampliação); a construção do Centro de Investigação em Jogos Digitais e dos serviços centrais;  a construção da Escola Superior de Tecnologia e da nova Biblioteca (ainda em curso); a abertura dos polos em Braga e em Guimarães, bem como a autorização do concurso público para a reconstrução do edifício Gonçalo Pereira para instalar a ESD no centro da cidade.

Com a sua preocupação pela natureza e preservação do ambiente, defendeu sempre um Campus saudável e verde. Hoje temos um dos Campus mais bonito entre todos,. Alargou a área de atuação com os polos em Braga e em Guimarães, tendo, finalmente, cumprido um dos desígnios do IPCA ao chegar à região do Ave. Finalmente, os acessos ao campus, pedonal e carral, que tanto reivindicou estão a ficar concluídos. Os espaços verdes estão a crescer e a mobilidade sustentável começa a ganhar dimensão com a construção da ciclovia e a promoção do uso de bicicletas (projeto U-BIKE). Esta preocupação constante com um Campus agradável para que os estudantes, docentes e funcionários, tivessem todas as condições para bem desempenhar as suas tarefas e obrigações. Teve, sempre, uma atenção especial a todos os estudantes, em que se destacam a criação da loja social e do fundo de emergência. E incentivou sempre a atividade das Associações e dos Grupos Académicos com o contínuo apoio.

É certo que a sua pessoa, enquanto académico e gestor público de referência nacional, ajudou, e muito, a atingir os objetivos e metas fixadas no planeamento estratégico do IPCA.

É certo que, para além do enorme empenho e dedicação ao IPCA, também participou em várias comissões governamentais e em inúmeros projetos ligados à gestão e à contabilidade pública em que sempre se identificou com o IPCA. Entre as várias instituições de ensino superior, o Professor João Carvalho é reconhecido pela sua lealdade, pela sua retidão e pela sua firmeza na defesa do que considera melhor para o ensino superior, com uma visão de médio e longo prazo que traz resultados, e nunca com uma visão curta e imediata.

Muito mais haveria a referir sobre o que foi realizado pelo nosso Presidente João Carvalho, mas o mais importante legado para toda a comunidade académica é o prestígio e a qualidade do ensino do IPCA que são reconhecidos pelas famílias, pelas empresas e pelas entidades públicas.

Senhor Professor João Carvalho,

Senhor Presidente,

Queremos que continue no IPCA enquanto membro do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, uma das suas grandes conquistas e da qual foi o grande mentor e impulsionador.

Queremos que continue no IPCA, acompanhando o seu crescimento e desenvolvimento, participando em todas as sessões que aqui se venham a realizar, estando presente na inauguração das obras que estão em curso e acompanhando os últimos projetos que deixa em andamento.

Queremos que venha sempre Senhor Presidente… sempre que entender, porque o IPCA é a sua casa.

Por fim, queremos agradecer-lhe pela enorme dimensão humana que coloca em tudo o que faz, pela sua liderança e pelos desafios constantes, pelo rigor e excelência da gestão pública.

Por tudo o que fez pelo IPCA, pela obra e pelo reconhecimento do prestígio e da qualidade do ensino ministrado no IPCA, e pelo planeamento estratégico que nos deixa, queremos em nome de toda a comunidade académica IPCA dizer-lhe MUITO OBRIGADO e que continuamos a contar com a sua presença em todas as conquistas desta Comunidade IPCA.

Um grande abraço com muita estima, consideração e AMIZADE.

Por toda a Comunidade Académica do IPCA

Agostinho Silva