Dia Aberto ao Conhecimento trouxe empresários ao IPCA

O IPCA e o IAPMEI realizaram esta terça-feira um Dia Aberto ao Conhecimento, que decorreu no Centro de Investigação de Jogos Digitais e serviu, essencialmente, para os empresários da região conhecerem os projetos de investigação em curso nas escolas do IPCA, visitarem os laboratórios existentes e identificarem eventuais parcerias futuras.

Segundo o vice-presidente do IPCA, Agostinho Silva, esta ação foi, no fundo, “uma pequena amostra daquilo que o IPCA faz em termos de investigação, clarificando aquilo que a instituição pode fazer em conjunto com as empresas”.

“O IPCA está sempre aberto a desafios. Temos a missão de ministrar o melhor ensino superior aos nossos jovens, mas também de auxiliar as empresas a criar mais postos de trabalho, a inovar e a empreender”, disse na sessão de abertura.

Fátima Tavares, coordenadora do Centro de Apoio Empresarial do Norte do IAPMEI, realçou, por seu turno, que estes dias abertos ao conhecimento são formas de “desmistificar ideias erradas que os empresários têm sobre os investigadores e que estes têm sobre os empresários”, promovendo uma cada vez maior cooperação entre ambos.

Servem, por outro lado, para as instituições de ensino superior e o próprio IAPMEI “perceberem melhor as necessidades das empresas”.