Estrutura Orgânica

 

  • A comissão executiva é constituída pelo vice-presidente ou pró-presidente nomeado pelo presidente do IPCA, pelo diretor executivo e diretores das escolas do IPCA ou em quem estes delegarem.

     

    Constituição

    • Agostinho Silva – Vice-Presidente do IPCA
    • Rosário Fernandes – Diretora Executiva da UTeSP
    • Paula Tavares – Diretora da Escola Superior de Design
    • Cândida Machado – Diretora da Escola Superior de Gestão
    • Alexandra Malheiro – Diretora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo
    • Vítor Carvalho – Diretor da Escola Superior de Tecnologia

     

    Competências

    1. Aprovar o seu regimento;
    2. Assegurar a coordenação global e harmonização dos objetivos das funções desenvolvidas na UTeSP, bem como das atividades promovidas pelas estruturas nela inseridas;
    3. Apresentar ao presidente do IPCA propostas de criação de cursos TeSP, com parecer do CTC da(s) Escola(s)da área predominante do curso;
    4. Assegurar o cumprimento, no âmbito da sua competência, das decisões tomadas pelos órgãos comuns do IPCA;
    5. Promover a articulação entre as escolas e os órgãos comuns da UTeSP, designadamente a articulação com o conselho técnico científico e conselho pedagógico de cada escola;
    6. Garantir o cumprimento e contribuir para o desenvolvimento dos objetivos pedagógicos e científicos da UTeSP, de harmonia com as indicações emanadas pelos órgãos competentes do IPCA;
    7. Coordenar, em estreita colaboração com o diretor executivo, e em conformidade com as orientações dos órgãos comuns competentes, os meios materiais e humanos ao dispor da UTeSP, em ordem a assegurar a execução dos seus objetivos;
    8. Deliberar sobre propostas de medidas de melhor gestão dos cursos apresentados pelo diretor executivo, ou outro membro da comissão executiva;
    9. Aprovar a contratação de conferencistas e de formadores contratados em regime de prestação de serviços;
    10. Aprovar, com parecer do CTC respetivo, a contratação de docentes a tempo parcial, bem como renovação, alteração ou rescisão de contratos, nos termos de regulamento específico, para lecionar nos cursos TeSP, depois de verificada a não existência de docentes a tempo integral disponíveis nas escolas;
    11. Nomear os diretores dos cursos TeSP, mediante proposta do presidente da comissão executiva.
    12. Aprovar a(s) comissão(ões) de seriação e seleção de estudantes para os cursos TeSP, a qual deve incluir o diretor do curso;
    13. Pronunciar -se sobre programas de ensino, investigação e de formação do pessoal docente afeto aos CTeSP;
    14. Promover as atividades necessárias ao bom funcionamento da UTeSP;
    15. Aprovar o regulamento de organização e serviços, sob proposta do diretor executivo e mediante parecer do conselho de cursos;
    16. Apreciar e preparar convénios, acordos e contratos de prestação de serviços;
    17. Propor ao diretor executivo as iniciativas e atividades que considerar adequadas ao cumprimento dos objetivos da UTeSP;
    18. Possibilidade de designar docentes que apoiem o bom funcionamento dos cursos aí ministrados, designadamente ao nível da avaliação e qualidade, de programas de mobilidade e de programas de empreendedorismo;
    19. Pronunciar -se sobre os restantes assuntos que lhe sejam submetidos pelo presidente do IPCA, pelos órgãos da UTeSP ou dos demais órgãos das escolas ou do IPCA.

     

  • O presidente da comissão executiva é o presidente do IPCA ou o vice-presidente ou pró-presidente em quem este delegar.

     

    Presidente da Comissão Executiva

    • Agostinho Silva

     

    Competências

    1. Assinar os protocolos de estágio e de parceria com empresas e outras entidades;
    2. Propor à comissão executiva as entidades e ou individualidades externas;
    3. Representar o IPCA e a UTeSP em reuniões relacionadas com a formação aí ministrada;
    4. Homologar as listas de colocação de estudantes TeSP;
    5. Propor aos conselho técnico -científicos das escolas respetivas a distribuição do serviço docente ao abrigo do ECDESP, ouvida a comissão executiva;
    6. Aprovar o serviço docente dos formadores em regime de prestação de serviço;
    7. Aprovar o calendário escolar e a calendarização de exames, ouvido o conselho de cursos;
    8. Propor à comissão executiva a criação de cursos TeSP;
    9. Propor à comissão executiva a nomeação, substituição e exoneração dos diretores de curso dos TeSP, ouvidos os diretores da escola da área predominante do curso, caso o diretor proposto seja docente dessa escola;
    10. Presidir aos júris de recrutamento de pessoal docente a tempo parcial, o qual deve integrar o presidente do CTC da escola da área científica a contratar ou a quem ele delegue e o diretor de departamento ou o coordenador de área disciplinar quando delegado por aquele;
    11. Propor ao presidente do IPCA a contratação de conferencistas, formadores e docentes a tempo parcial, bem como renovação, alteração ou rescisão de contratos, nos termos de regulamento específico, para lecionar nos cursos TeSP, depois de verificada a não existência de docentes a tempo integral disponíveis nas escolas;
    12. Praticar os demais atos que não sejam competência de outros órgãos da UTeSP.

  • O diretor executivo é nomeado pelo presidente do IPCA, sob proposta do vice-presidente ou pró-presidente responsável pela UTeSP e ouvidos os diretores das escolas, de entre pessoas com saber e experiência na área da gestão.

     

    Diretora Executiva

    • Rosário Fernandes

     

    Competências

    1. Elaborar o plano e o relatório de atividades;
    2. Praticar todos os atos relativos à transparência, informação e publicidade;
    3. Dirigir os serviços administrativos da UTeSP;
    4. Elaborar e submeter candidatura dos CTeSP a financiamento dos fundos comunitários e outros;
    5. Propor à comissão executiva o calendário letivo e horários dos cursos da UTeSP;
    6. Propor à comissão executiva os horários de funcionamento dos serviços administrativos e dos horários letivos;
    7. Definir as regras de utilização das instalações e respetivos espaços, e assegurar a gestão dos meios humanos e materiais afetos à UTeSP;
    8. Criar e gerir a bolsa de formadores e de docentes por áreas científicas, para possíveis contratações como conferencistas ou formadores por tarefa ou contratação de docentes ao abrigo do ECDESP;
    9. Propor ao presidente da comissão executiva a renovação, rescisão ou alterações de contratos de docentes a tempo parcial, nos termos de regulamento específico, para lecionar nos cursos TeSP, depois de verificada a não existência de docentes a tempo integral disponíveis nas escolas;
    10. Fazer parte do júri de contratação de docentes a tempo parcial;
    11. Autorizar despesas de gestão corrente, até ao montante anual definido pelo presidente do IPCA, incluindo a aquisição de livros para as bibliotecas do IPCA;
    12. Gerir o fundo de maneio de acordo com o regulamento em vigor;
    13. Gerir os recursos humanos da UTeSP, nomeadamente férias, horários, faltas, avaliação de desempenho nos termos do SIADAP, de acordo com as regras gerais estabelecidas pelo IPCA;
    14. A aquisição e gestão dos bens, equipamentos e serviços necessários ao funcionamento da UTeSP, em conformidade com as diretrizes para o efeito estabelecidas pelo presidente do IPCA;
    15. Promover periodicamente, nos termos legais e ou regulamentares pertinentes, a avaliação interna da qualidade dos serviços e da formação ministrada pela UTeSP, em articulação com os dispositivos de avaliação e de garantia da qualidade do IPCA;
    16. Propor ao órgão competente a celebração de convénios, acordos e contratos de prestação de serviços, bem como de protocolos, acordos e parcerias, nacionais e ou internacionais, com interesse para a UTeSP;
    17. Propor ao presidente da comissão executiva a organização do processo de candidatura, seleção e seriação dos candidatos aos cursos TeSP;
    18. Exercer o poder disciplinar delegado pelo Presidente do IPCA;
    19. Exercer outras competências que lhe sejam delegadas pelo presidente da comissão executiva ou pela comissão executiva.

  • O conselho de curso é o órgão colegial que define a política pedagógica e técnico-científica dos CTeSP do IPCA e é constituído pelos diretores dos cursos TeSP em funcionamento, um estudante de cada curso eleito por e de entre os estudantes de cada curso, pelo presidente da associação de estudantes ou quem ele delegar e pelo provedor dos estudantes.

     

    Constituição

    AAIPCA – Sara Ferreira

    Provedora do Estudante – Irene Portela

    CTeSP – 2018/2019

    Curso Diretor de curso Estudante
    Aplicações Móveis Patrícia Leite Tiago Moreira
    Apoio à Gestão Vanda Roque Cláudia Festas
    Comércio Eletrónico Pedro Melo Ângela Alves
    Contabilidade e Fiscalidade Lurdes Silva Hugo Costa
    Desenho Técnico e Maquinação Hélio Castro Renato Silva
    Desenvolvimento web e multimédia Paulo Teixeira Bruno Silva
    Design de Calçado Miguel Terroso José Pedro Rocha
    Design de Moda António Rui Ferreira Simão Gouveia
    Design para Media Digitais Cristiana Serejo Maria Eduarda Cunha
    Eletrónica, Automação e Comando António Moreira Daniel Francisco
    Energia, Telecomunicações e Domótica Marta Alves Manuel Faria
    Exportação e Logística Isabel Araújo Artur Silva
    Gestão Industrial da Produção Joaquim Silva Joel Lopes
    Ilustração e Arte Gráfica Jorge Pereira João Carlos Ferreira
    Manutenção industrial António Moreira José Rodrigues
    Mecânica Automóvel Filipe Chaves Odair Barreto
    Organização e Gestão de Eventos Raquel Pereira Ana Rita Pacheco
    Redes e Segurança Informática Nuno Lopes Diogo Araújo
    Sistemas Eletrónicos e Computadores António Moreira Joaquin Dillen
    Turismo, Natureza e Aventura Vânia Costa Margarida Castro
    Atualizado em 01/03/2019

    Competências

    1. Pronunciar-se sobre as orientações pedagógicas e os métodos de ensino e de avaliação dos CTeSP;
    2. Promover a realização de inquéritos regulares ao desempenho pedagógico dos CTeSP;
    3. Pronunciar-se sobre a metodologia de avaliação do nível de satisfação dos estudantes e dos docentes acerca dos processos de ensino e aprendizagem definidos no sistema interno de garantia da qualidade do IPCA (SIGQa_IPCA);
    4. Promover a realização da avaliação do desempenho pedagógico dos docentes, por estes e pelos estudantes, e a sua análise e divulgação;
    5. Apreciar as queixas e sugestões de natureza pedagógica, e propor as providências necessárias;
    6. Analisar os resultados relativos à qualidade e adequação do ensino ministrado nos CTeSP, bem como dos planos de melhoria apresentados no relatório síntese, no final de cada ano letivo, e elaborar o relatório global do ensino e aprendizagem a enviar à direção das escolas respetivas;
    7. Apreciar o regulamento de inscrição, avaliação e passagem de ano dos estudantes dos CTeSP;
    8. Pronunciar-se sobre o regime de prescrições;
    9. Pronunciar-se sobre a criação de CTeSP;
    10. Pronunciar-se sobre a instituição de prémios escolares;
    11. Pronunciar-se sobre o calendário letivo e os mapas de exames dos CTeSP;
    12. Zelar pelo cumprimento das recomendações do provedor do estudante;
    13. Elaborar e aprovar o seu regimento;
    14. Pronunciar-se sobre todos os assuntos que lhe sejam submetidos;
    15. Exercer as demais competências que lhe sejam conferidas pelos estatutos e regulamentos.

  • Este órgão é composto pelos membros da comissão executiva e por entidades e individualidades externas, nomeadamente representantes de escolas, autarquias locais, associações empresariais e associações profissionais.

     

    Competêcias

    Compete ao Conselho Estratégico, pronunciar -se, a título consultivo, sobre as seguintes matérias:

    1. Plano estratégico e de desenvolvimento da UTeSP;
    2. Plano e relatório de atividades;
    3. Áreas de criação de CTeSP;
    4. Oferta de formação contínua da UTeSP;
    5. Programas e projetos de cooperação com a sociedade.

     

  • O diretor de curso é nomeado pela Comissão Executiva, sob proposta do Presidente da Comissão e Executiva  e ouvida a direção da Escola a que pertence o docente.

     

    CTeSP Diretor de Curso Subdiretor
    Aplicações Móveis Patrícia Leite
    Apoio à Gestão Vanda Roque
    Comércio Eletrónico Pedro Melo
    Contabilidade e Fiscalidade Lurdes Silva
    Desenho Técnico e Maquinação Hélio Castro Isa Santos
    Desenvolvimento Web e Multimédia Paulo Teixeira
    Design de Calçado Miguel Terroso
    Design de Moda António Rui Ferreira
    Design para Media Digitais Cristiana Serejo
    Eletrónica, Automação e Comando António Moreira
    Energia, Telecomunicações e Domótica Marta Alves
    Exportação e Logística Isabel Araújo
    Gestão Industrial da Produção Joaquim Silva
    Ilustração e Arte Gráfica Jorge Pereira
    Manutenção industrial António Moreira
    Mecânica Automóvel Filipe Chaves
    Organização e Gestão de Eventos Raquel Pereira Fernando Teixeira
    Redes e Segurança Informática Nuno Lopes Sandro Carvalho
    Sistemas Eletrónicos e Computadores António Moreira
    Turismo, Natureza e Aventura Vânia Costa António Coelho

     

    Competências

    1. Orientar estágios da formação em contexto de trabalho;
    2. Coordenar a lecionação das unidades curriculares dos CTeSP;
    3. Representar o curso;
    4. Coordenar as regras e metodologias de avaliação de conhecimentos das várias unidades curriculares do curso, garantindo o seu bom funcionamento;
    5. Articular com o diretor executivo, com o provedor do estudante e o diretor dos serviços de ação social o bom funcionamento do curso;
    6. Assegurar que os objetivos de aprendizagem das diversas unidades curriculares concorram para os objetivos de formação definidos;
    7. Dar parecer sobre propostas de creditação ou de substituição de unidades curriculares, sempre que solicitado pela comissão de creditação;
    8. Elaborar um relatório anual de autoavaliação conforme modelo aprovado;
    9. Coordenar os processos de estágio, propondo os orientadores de estágios e pronunciando -se sobre as propostas de locais de estágio;
    10. Propor, para posterior aprovação pelo presidente da comissão executiva, a calendarização dos exames das unidades curriculares do curso;
    11. Presidir aos júris de relatórios de estágio, salvo disposição regulamentar em contrário;
    12. Elaborar o plano de atividades do curso;
    13. Propor ao conselho de cursos, para aprovação pelo presidente da comissão executiva, o número de vagas e o número mínimo de inscrições necessárias para o funcionamento do curso;
    14. Apresentar à comissão de creditação proposta de creditação de ECTS e de unidades curriculares dos estudantes TeSP;
    15. Propor ao diretor executivo a aquisição de bibliografia;
    16. Elaborar, por cada edição de um curso TeSP, um dossier pedagógico e submetê -lo à comissão executiva para análise e envio para os órgãos competentes pela avaliação do curso;
    17. Elaborar um relatório anual do funcionamento do curso TeSP;
    18. Pronunciar -se sobre todas as matérias de índole científica e pedagógica relevante para o normal funcionamento do curso TeSP;
    19. Propor ao diretor executivo alterações ao regulamento de funcionamento do curso;
    20. Propor ao diretor executivo a contratação ou convite de conferencistas ou palestrantes;
    21. Colaborar na monitorização e sinalização do abandono e insucesso escolar, em articulação com o Gabinete para a Avaliação e Qualidade;
    22. Exercer as demais competências que lhe sejam conferidas pelo diretor executivo ou pelo presidente da comissão executiva.