PRAXIS 21

PRAXIS 21

O PRAXIS 21 – Centro de Investigação para o Incremento Técnico-científico do Cávado e do Ave, visa complementar e solidificar o papel dinamizador do IPCA na sua área geográfica de intervenção, como agente de desenvolvimento económico, cultural e social, promovendo a investigação aplicada, o estabelecimento de parcerias e a criação de redes de influência capazes de alavancar o desenvolvimento integrado da região. A partilha bidirecional de conhecimento internamente ou em parceria com empresas ao nível do desenvolvimento de investigação aplicada está subjacente às atividades de cariz científico.

São objetivos essenciais deste Centro de Investigação:
• o estímulo da investigação aplicada;
• a investigação “não fundamental” mas essencial para a criação de emprego e de produtos geradores de riqueza, a capacitação para a empregabilidade dos estudantes;
• a promoção do empreendedorismo e a criação de Spin-Offs;
• a transmissão aos estudantes de uma cultura de inovação e iniciativa, a participação em projetos de interligação da academia e da investigação com as empresas, entre outros.

O PRAXIS 21, pretenderá também dar uma resposta ativa e ir de encontro às necessidades e expectativas tecido empresarial para o desenvolvimento de projetos de IDT, bem como a investigação e desenvolvimento de projetos e produtos inovadores, na perspetiva da diversificação do tecido económico.

A investigação aplicada no IPCA, de que o Centro de Investigação em Jogos Digitais (DIGITAL GAMES LAB) é um bom exemplo, visa gerar e criar produtos inovadores, apoiar ideias e projetos de estudantes, de diplomados, que, com o apoio dos investigadores e da investigação desenvolvida no IPCA, irão criar mais investigação em técnicas, em gestão, em produtos tecnológicos, e, dessa forma, mais emprego, mais e melhores empresários.

As linhas de investigação, centrar-se-ão nas áreas Eletrónica e Robótica para a área da Saúde, Design (Calçado e Olaria), Multimédia, Aplicações Eletrónicas para o setor do Turismo, Aplicações Móveis, Desenvolvimento de Produtos e Plataformas eletrónicos e Instrumentos de Gestão.

O PRAXIS 21 será uma infraestrutura de grande relevância para o reforço da missão do IPCA na sua área de intervenção e da sua função urbana, económica e social.

11792141_1002856049748054_5297548908129008202_o_1

 

 

 

Untitled1Bb