Vasco da Gama

O QUE É?

O Programa Vasco da Gama é um Programa de mobilidade de estudantes entre Institutos Politécnicos Portugueses e foi lançado pelo CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos Portugueses).

A realização do intercâmbio implica o estabelecimento de um acordo prévio entre a instituição de origem e de acolhimento, de modo a que seja assegurado o reconhecimento académico, bem como a definição prévia do plano de estudos do aluno. O período de mobilidade pode ser semestral ou anual e ser realizado em qualquer escola de outro Instituto Politécnico Nacional.
Em cada um dos Institutos Politécnicos há um coordenador institucional que é responsável pela organização e funcionamento do programa ao nível desse Instituto, assim como Coordenadores em cada uma das Escolas Superiores.
Poderão participar no Programa Vasco da Gama todos os alunos do ensino superior politécnico, mediante estabelecimento de um acordo prévio entre as instituições envolvidas.

Candidaturas:

As candidaturas serão apresentadas na escola de origem até 30 de Junho, para os intercâmbios relativos ao ano letivo seguinte.

Da candidatura deverão constar:

a. Nome, ano e curso do candidato;
b. Curso e escola que pretende frequentar;
c. Período desejado: 1 semestre ou 1 ano letivo.

Em cada Instituto Politécnico há um coordenador local do programa, encarregue de ajudar o aluno na sua candidatura. O GRI ajuda-o a estabelecer os contactos necessários com as escolas de acolhimento de modo a verificar a disponibilidade de acolhimento.

Mais informações e regulamento: gri@ipca.pt