Instrumentos de Financiamentos

A União Europeia criou um novo Instrumento de Microfinanciamento Europeu «Progress» que concede microcrédito a pequenas empresas e a pessoas que perderam o emprego e desejam criar o seu próprio negócio.
A execução do Instrumento é feita usando os seguintes tipos de ações:

  • Garantias e instrumentos de partilha de riscos;
  • Instrumentos de capital próprio;
  • Títulos de dívida;
  • Medidas de apoio, tais como atividades de comunicação, acompanhamento, controlo, auditoria e avaliação, diretamente necessárias para a execução eficaz e eficiente da presente decisão e a realização dos seus objetivos.

As pessoas interessadas em beneficiar do apoio concedido por este instrumento devem entrar em contacto com os fornecedores de microcrédito nos seus respetivos países, designadamente bancos, entidades de microfinanciamento sem fins lucrativos ou instituições que ofereçam garantias, bem como outros fornecedores de produtos de microfinanciamento às microempresas.

O Fundo Europeu de Investimento disponibilizará financiamento que estas entidades financiadoras canalizarão para os beneficiários visados através do Instrumento de Microfinanciamento Europeu «Progress».

Candidaturas

O instrumento de microfinanciamento está operacional a partir de Junho de 2010.
As pessoas interessadas em beneficiar do apoio concedido por este instrumento devem entrar em contacto com os fornecedores de microcrédito nos seus respetivos países, designadamente bancos, entidades de microfinanciamento sem fins lucrativos ou instituições que ofereçam garantias, bem como outros fornecedores de produtos de microfinanciamento às microempresas. O Fundo Europeu de Investimento disponibilizará financiamento que estas entidades financiadoras canalizarão para os beneficiários visados através do Instrumento de Microfinanciamento Europeu «Progress».