Igualdade de Género

O IPCA está alinhado com a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030, fomentando a participação e valorização do papel das mulheres e dos homens na sociedade e na igualdade no acesso à educação, nas condições e oportunidades de trabalho, no desenvolvimento de carreira profissional e na ocupação de cargos de liderança.

O IPCA compromete-se, assim, a garantir a promoção e incorporação de uma cultura de diversidade e inclusão baseada no respeito pelo ser humano e na igualdade de oportunidades em todas as suas áreas de atuação. Com esse propósito, criou o seu Plano de Ação para a Igualdade de Género (PAIG), assumindo a sua responsabilidade em contribuir para uma efetiva igualdade de tratamento e de oportunidades em todos os géneros, em respeito pelos princípios da igualdade e não discriminação nas suas áreas de atuação.

O Plano de Ação para a Igualdade de Género do IPCA está organizado em quatro eixos de intervenção:

  1. Gestão Estratégica;
  2. Igualdade de Género;
  3. Conciliação da Vida Profissional com a Vida Familiar e Pessoal;
  4. Combate à Discriminação e ao Assédio e Promoção da Diversidade.

Os objetivos que lideram o presente Plano de Ação para a Igualdade de Género são os seguintes:

  • Integrar a perspetiva da igualdade de género, do combate à discriminação e do respeito pela diversidade no planeamento estratégico do IPCA;
  • Desenvolver uma cultura de igualdade de género e da diversidade na comunidade académica;
  • Definir e adotar boas práticas ao nível da promoção da igualdade entre homens e mulheres, no âmbito do cumprimento da regulamentação existente e dos referenciais internacionais relevantes.
  • Estimular medidas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal;
  • Combater qualquer forma de discriminação designadamente, em razão do sexo, mas também da raça, cor ou origem étnica ou social, características genéticas, língua, religião ou convicções, opiniões políticas ou outras, pertença a uma minoria nacional, nascimento, deficiência ou incapacidade, idade ou orientação sexual.

 

A implementação do Plano contribui diretamente para um Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS):

 

Conheça o PAIG aqui.