Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico (GAPSA)

Apresentação

O GAPSA – Gabinete para a Promoção do Sucesso Escolar- foi criado em 2020 para dar resposta a um desafio colocado às Instituições do Ensino Superior – promover o sucesso académico e combater o insucesso e abandono escolares.

O Gabinete tem por missão construir conhecimento acerca das caraterísticas dos estudantes e dos seus percursos de formação, apoiar no desenvolvimento de formas de vida académica adequadas ao desenvolvimento integral do estudante, bem como no desenho de medidas de apoio que atendam de forma qualificada às suas necessidades.

O GAPSA desenvolve a sua atividade em estreita articulação os demais serviços, escolas e agentes responsáveis pela gestão pedagógica do IPCA e integrará o OPAS (Observatório para a Promoção do Sucesso Académico e o Combate ao Abandono. O GAPSA está na dependência da Vice-Presidente Professora Doutora Patrícia Gomes.