Requisitos

As Redes Sem Fios baseadas nas normas IEEE 802.11 são inseguras, visto a utilização de um canal partilhado por múltiplos utilizadores.Para amenizar este problema e tentar garantir a segurança dos dados que circulam nestas redes, torna-se necessário recorrer a mecanismos adicionais de autenticação e cifragem. Em Portugal, a UMIC recomenda a utilização da norma IEEE 802.1x para este fim, em todas as Redes Wi-Fi do programa e-U. Para isso os equipamentos portáteis dos utilizadores terão de suportar estes requisitos adicionais.

Requisitos de Hardware

Para aceder a Rede Wi-Fi do IPCA é necessário possuir equipamentos ( Computadores portáteis, PDA,… ) munidos com Placas de Rede Sem Fios com as seguintes características mínimas:Compatível com a norma IEEE 802.11b ou com a norma IEEE 802.11g ;Suporte da norma de segurança IEEE 802.1xcom EAP-TTLS;Como a Rede Wi-Fi do IPCA é inteiramente suportado pela nova norma IEEE 802.11g, o CI aconselha, a aquisição de placas de rede que suportem esta norma, dado que permitem débitos superiores às placas IEEE 802.11b caso possua uma placa que apenas suporte IEEE 802.11b não terá problemas de ligação apenas usufruirá de um serviço mais lento.

Requisitos de Software

Tendo em conta as recomendações da UMIC no âmbito do programa e-U, a autenticação dos utilizadores na Rede Wi-Fi do IPCA é baseada na norma IEEE 802.1x, o que significa que apenas os computadores cujo Sistema Operativo suporta esta norma se podem ligar a esta rede.

  • Sistemas Operativos com suporte 802.1x
  • Windows XP com Service Pack 1
  • Mac OS X 10.3
  • Linux
  • Pocket PC 2002 e 2003

Pode consultar as instruções de configuração para cada um dos sistemas operativos.