O IPCA tem atualmente um serviço de impressão único disponível para todos os utilizadores dos recursos informáticos da instituição.
O sistema assenta sobre equipamentos Konica e Xerox e permite uma gestão centralizada dos acessos aos recursos de dos saldos dos utilizadores.
Serviço de cópia e impressão do IPCA
A quem se destina?
Esta informação destina-se a todos utilizadores dos recursos informáticos do IPCA que utilizam o sistema de cópia e impressão.
Com esta informação irá aprender a:
Configurar a multifunções para copiar, imprimir e digitalizar
Como utilizar os equipamentos?
O serviço de cópia e impressão passa a ser suportado por um novo sistema designado por SafeQ, responsável pela geração de um código de identificação (PIN) para cada colaborador, único e intransmissível, necessário para a utilização dos equipamentos disponibilizados.
Este PIN é aplicável em todas as multifunções da instituição que requeiram PIN, o que permitirá efetuar a impressão pretendida em qualquer máquina, não só no campus, como de qualquer outra localização do IPCA (por ex., se necessário, poderá enviar um documento para impressão no campus e obter o documento impresso em Braga, desde que se identifique com o seu PIN no equipamento onde pretende imprimir), chama-se a isto Follow me printing.
Como obter o código de identificação (PIN)? Nos equipamentos que permitam o acesso por cartão IPCA não é necessário qualquer PIN extra. Estes equipamentos estão identificados com o símbolo.
Caso necessite de obter o código de identificação (PIN), é necessário deslocar-se à Assistência Técnica da Divisão de Sistemas de Informação no Edifício da ESG do Campus ou em alternativa remeter-nos um email para suporte@ipca.pt.
Nota: Todos os utilizadores que já possuem código de identificação (PIN) mantém o mesmo.
Só após identificação no equipamento, através da introdução do código de identificação (PIN) ou Cartão IPCA, é possível libertar trabalhos de cópia, impressão e digitalização.
Como devo proceder no caso de erro, dúvida ou dificuldade de utilização/instalação dos equipamentos?
Envie um email para: suporte@ipca.pt
Desloque-se à Assistência Técnica, no Edifício da ESG do Campus. Ver horário de funcionamento
Como Instalar
As filas de impressão definidas para a impressão são genéricas e únicas para todos os utilizadores da instituição (followme e followmeps), e permitem a recolha dos trabalhos de impressão, em qualquer equipamento multifunções integrado no sistema SafeQ.
Para instalação das filas de impressão deve seguir os passos abaixo descritos:
Como carregar o meu saldo?
Caso seja aluno deverá carregar o seu saldo na tesouraria do Campus.O plafond dos docentes é aplicado no inicio de cada semestre, somando ao saldo existente. Nestes casos o recarregamento de plafond depende de autorização da Direção das escolas, é necessário o envio de um pedido à direção da escola a solicitar aumento de plafond justificando o motivo.Como consultar o meu saldo?
O endereço printsrv.ipca.pt permite aceder ao site do serviço de impressão e assim consultar o saldo e o histórico de movimentos.
Nota:
O saldo apenas pode ser consultado a partir da rede interna do IPCA.
Ajuda:
Como enviar trabalhos
Requisitos para a impressão
Conta institucional IPCA
Saldo de impressão positivo
Instruções para a impressão
Existem 3 formas de enviar o seu trabalho para impressão, via fila de impressão, que terá de estar instalada no seu sistema, via aplicação web, acedendo via printsrv.ipca.pt/m e enviando uma mensagem de correio electrónico através do seu email institucional com os seus trabalhos em anexo para imprimir@ipca.pt.
Impressão via Fila de Impressão (FollowMe)
Após instalação da fila de impressão, a sua utilização funciona de igual modo a uma impressora comum. No seu trabalho (Word, PDF, etc…), faça imprimir e seleccione a impressora FollowMe ou FollowMePS, defina as configurações de impressão (A4, A3, Cores, Preto e Branco, etc…) e envie o trabalho para impressão. Desloque-se em seguida a qualquer uma das impressoras disponíveis no Campus, faça a autenticação com o seu Cartão IPCA ou PIN e desbloqueie os seus trabalhos de impressão.
(Clique na imagem para aumentar)
Impressão via email
Pode ainda fazer uso do seu email institucional para enviar trabalhos para impressão. Para isso basta enviar um email para imprimir@ipca.pt, anexando os documentos para impressão.
Impressão via Aplicação Web
O IPCA dá a possibilidade de utilização de uma aplicação web para que os utilizadores do sistema de impressão possam através do seu dispositivo móvel enviar os seus trabalhos para impressão. Através do seu dispositivo móvel aceda a printsrv.ipca.pt/m, faça login com as suas credenciais institucionais e em seguida upload do seu documento para impressão.
Como imprimir
Para libertar o trabalho de impressão no equipamento Konica:
Desloque-se a qualquer impressora disponível no Campus do IPCA
Faça autenticação no dispositivo utilizando o seu Cartão IPCA ou PIN de autenticação
Seleccione a opção «Follow Me»
Em seguida a opção «SafeQ Print»
Os seus trabalhos para impressão encontram-se na opção «Em Espera»
Veja também os manuais de utilização dos equipamentos com instruções passo-a-passo:
O Centro de Informática disponibiliza aos estudantes e docentes IPCA um sistema de cópias/impressão, com o intuito de complementar o ensino ministrado na instituição, permitindo ao estudante/docente tirar as suas próprias cópias/impressões. O serviço está disponível em todos os computadores de acesso público do IPCA e pode também ser instalado nos portáteis dos estudantes (deve seguir os manuais presentes no menu «Como instalar e utilizar?»)
Os trabalhos enviados para impressão podem ser libertados em qualquer uma das máquinas de acesso público existentes na instituição, sendo que para isso o aluno/docente apenas tenha de utilizar o seu Cartão IPCA para se autenticar perante a impressora.
Exceto as máquinas presentes nos Blocos de Gabinetes 2 e Gabinetes 3, que imprimem apenas a preto e branco, todas as outras imprimem a cores, permitem fazer cópias e digitalizações.
Quotas de Impressão
Para utilização do sistema de impressão/cópia o utilizador deve possuir saldo positivo no sistema SafeQ.
O aluno que pretenda a utilização do sistema de impressão pode efectuar o carregamento do seu plafond de quota de impressão através da Tesouraria do IPCA.
Preçário de Impressão/Cópia
Tipo Impressão/Cópia
Custo Folha
Custo Operação
Custo Total
A4 – Preto/Branco – Frente
0,01 €
0,02 €
0,03 €
A4 – Preto/Branco – Frente/Verso
0,01 €
0,04 €
0,05 €
A4 – Cores – Frente
0,01 €
0,12 €
0,13 €
A4 – Cores – Frente/Verso
0,01 €
0,24 €
0,25 €
A3 – Preto/Branco – Frente
0,02 €
0,04 €
0,06 €
A3 – Preto/Branco – Frente/Verso
0,02 €
0,08 €
0,10 €
A3 – Cores – Frente
0,02 €
0,49 €
0,51 €
A3 – Cores – Frente/Verso
0,02 €
0,98 €
1 €
Regras de Impressão/Retenção de Trabalhos
Após submissão de um trabalho de impressão, o utilizador tem 72h para libertar o documento para impressão;
Após libertação de trabalhos de impressão, os mesmos ficam disponíveis para nova impressão (em histórico) durante 1h. Após esse período o trabalho é removido;
Para impressão/cópia o utilizador deve possuir um saldo de impressão positivo;
Não existe a possibilidade de saldos negativos;
Os trabalhos categorizados como favoritos não são eliminados, o utilizador faz a sua gestão;
O Centro de Informática não tem qualquer possibilidade de acesso aos trabalhos dos utilizadores, pelo que não há lugar a recuperação de trabalhos de impressão/cópia.
Descrição: este serviço permite a autenticação dos utilizadores para que possam aceder a determinados serviços.
Mediante a existência de um ou mais repositórios com a informação dos utilizadores, é possível autenticar o utilizador e definir diferentes níveis de acesso aos diferentes serviços
Este serviço disponibiliza autenticação/autorização aos seguintes serviços:
Rede Wi-Fi eduroam;
Acesso VPN
Acesso ao WOC
Este serviço permite a simplificação do processo de autenticação e autorização inter institucional no acesso a serviços on-line.
Esta infraestrutura assenta no princípio de que um utilizador ao aceder a um recurso que lhe é disponibilizado, é autenticado com base em credenciais na sua instituição de origem, e é autorizado com base em atributos por ela disponibilizados de uma forma segura e confidencial.
Este serviço disponibiliza autenticação/autorização aos seguintes serviços:
Serviços de Acesso MSDN: http://www.ci.ipca.pt/msdn
Authenticus: https://authenticus.up.pt/
Editoras B-On:
ACS Publications
Annual Reviews
Cambridge
EBSCO
Elsevier
IEEEXplore
Metapress
RSCPublishing
Serviço IOP
SpringerLink
Thomson Reuters
O serviço de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) permite a configuração automática da informação de rede dos dispositivos que o utilizem.
Dessa forma o utilizador não necessita de configurar manualmente o seu dispositivo com dados como: endereço IP, máscara de rede, gateway, servidores de DNS, etc.
O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no qual o servidor DHCP mantém a gestão centralizada dos endereços IP usados na rede.
Atribuição automática dos seguintes parâmetros da configuração de rede:
Endereço IP;
Máscara de rede;
Gateway;
Servidores de DNS;
Servidor NTP;
Proxy de rede;
Este serviço efetua a tradução de nomes de domínios em endereços IP e vice-versa.
Possibilita ao ser humano a abstração dos endereços de rede (IP). O utilizador apenas necessita de saber o nome do computador/serviço a que deseja aceder, o serviço de DNS faz a respetiva tradução nome/IP;
Permite a alteração dos endereços IP dos computadores/serviços, de forma transparente para o utilizador final, já que por parte deste o acesso é feito através do nome e não do endereço;
Existência de uma hierarquia de domínios a nível mundial, distribuída, para que cada servidor assegure a administração do seu domínio. Assim cada instituição gere o seu domínio/subdomínios de forma independente.
Utilização:
Serviço de tradução nome/IP e vice-versa.
Administração do domínio “ipca.pt” e seus subdomínios (alunos.ipca.pt, etc…).
O serviço de Proxy permite que os utilizadores que não disponham de endereçamento IP público possam aceder a serviços WEB exteriores à rede local, fazendo a ponte entre o cliente e o servidor.
O cliente estabelece a ligação com o servidor de Proxy, que por sua vez comunica com o servidor externo. A troca de informação entre cliente e servidor é assegurada pelo serviço de Proxy.
Utilização:
Acesso as várias bibliotecas científicas (B-On, etc…)
Acesso a plataformas internas do IPCA (iPortalDoc, etc…)
Disponibilização de aplicações por via remota, possibilitando o acesso em qualquer lugar, independentemente do sistema de origem. Os alunos que necessitarem de utilizar o Software Primavera remotamente poderão fazê-lo acedendo a “remoteapp.ipca.pt” e fazer a autenticação com o respetivo username e password de utilizador.
Exemplo:
Disponibilização do Software Primavera via RemoteApp
Disponibilização de infraestruturas de comunicações (ativas e passivas) e ações associadas à sua gestão e manutenção, incluído a ativação, alteração, desativação e verificação de pontos de dados.
Utilização:
Desenvolvimento/acompanhamento de projetos de Instalação de novas infraestruturas;
Desenvolvimento/acompanhamento de projetos de expansão de cobertura da rede sem fios;
Instalação de equipamentos ativos, quando solicitado ou em caso de necessidade (switchs, routers, Access points, etc.);
Instalação de pontos de acesso à rede, conforme solicitações ou necessidades verificadas;
Ativação/Desativação/Alteração de tomadas na rede;
Fornecimento de material diverso relacionado com sistemas de comunicações.
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.OkPrivacy policy