Avaliação e Acreditação

Todos os ciclos de estudos em funcionamento no IPCA foram avaliados e estão acreditados pela Agência de Avaliação do Ensino Superior (A3ES).

Todas as instituições de ensino superior, e respetivos ciclos de estudos em funcionamento, foram preliminarmente avaliados/acreditados em 2010 pela A3ES. Entre 2012-2015 decorreu o primeiro ciclo formal de avaliações efetuado por Comissões de Avaliação Externa designada pela A3ES, integrando peritos nacionais e estrangeiros independentes, sem relação com a instituição avaliada. Este processo de avaliação teve por base um relatório de autoavaliação previamente elaborado pelas instituições de ensino superior (IES) e incluiu uma visita ao estabelecimento de ensino para audição dos representantes dos seus corpos, bem como de entidades externas, como associações profissionais, entidades patronais, entre outras.

Os ciclos regulares de avaliações/acreditações são feitos por área de educação e formação (CNAEF), por forma a incluir numa só visita a cada IES todos os ciclos de estudos de uma determinada área.

Avaliação e acreditação dos ciclos de estudos do IPCA