Unidades I&D+i

O IPCA dispõe atualmente de três unidades de I&D reconhecidas e financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para os próximos 4 anos, sendo elas:

O centro de investigação em contabilidade e fiscalidade – CICF

A missão do CICF é contribuir para o conhecimento nas áreas científicas da contabilidade e da fiscalidade, através da produção de investigação aplicada de qualidade e da disseminação e transferência de conhecimento para a sociedade, com o objetivo de promover a transparência, a accountability e a qualidade da informação financeira e não financeira sobre o desempenho das organizações.

Os seus principais objetivos de investigação são:

• Promover a transparência, a accountability e a qualidade da informação de desempenho para os diferentes utilizadores e propósitos;
  • Contribuir para a sustentabilidade e responsabilidade social das organizações focando uma perspetiva tripartida (triple bottom line): económica, social e ambiental;
  • Contribuir para o conhecimento da ontologia dos procedimentos contabilísticos;
  • Compreender e contribuir para reduzir o gap entre a teoria e a prática dos sistemas de controlo e de contabilidade de gestão;
  • Promover a abordagem multidisciplinar entre as diferentes áreas da contabilidade e da contabilidade;
  • Contribuir para a discussão e o debate público sobre a política contabilística e fiscal (tax and accounting policy), no contexto nacional e internacional.

O 2Ai (Applied Artifical Intelligence Laboratory) – 2Ai

O 2Ai pretende contribuir cientificamente para o aumento do conhecimento e informação dos sistemas e interação entre robôs e humanos, potenciando o seu desempenho nas áreas de impacto do 2Ai. Para tal, técnicas de aprendizagem automática, que compreendem processamento de linguagem natural e visão computacional, serão aplicadas para extrair informações e para fornecer conhecimento a sistemas de decisão inteligentes automáticos e a sistemas de colaboração entre humanos e IA. No 2Ai serão igualmente aplicados conceitos dos jogos para o desenvolvimento de novas abordagens de treino inteligente, e, para o desenvolvimento de interfaces naturais e aumentadas na iteração e controlo do meio envolvente.

O Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura – ID+ (unidade de gestão)

O ID+ é uma unidade de investigação multidisciplinar em Design, Arte, Media e Cultura, com foco nos cruzamentos possíveis entre ciência e inovação.

O ID+ desenvolve as seguintes principais áreas de especialização:

1. Design;
  2. Estudos sobre os Media e sobre Arte;
  3. Herança Cultural e Museologia;
  4. Ciências da Comunicação e da Informação

A visão do ID+ passa por: i) promover a excelência da investigação nos domínios do Design, Arte, Media e Cultura; (ii) contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de investigação em Design e Arte em Portugal, nomeadamente através dos seus cruzamento com a Ciência; (iii) educar estudantes no mais elevado nível Artístico, Cultural e Científico e (iv) estimular inovação através do Design e da Arte como vetores de desenvolvimentos dos territórios e do sector industrial.

———

Estas unidades têm o desafio de executar um plano estratégico para 4 anos (2020-2023), desenvolvendo investigação com impacto para a sociedade e realizada em colaboração com o tecido empresarial e social da região, no âmbito do ecossistema I&D+i.