Maintenance4.0 .: Gestão Inteligente e Preditiva da Manutenção em Sistemas de Produção

 

Síntese  do Projeto

Tendo em vista a melhoria do desempenho do processo de produção industrial, este projeto pretende desenvolver uma solução integrada e inteligente para suportar a manutenção industrial, alinhada com os princípios da Industria 4.0, concentrando-se em dois objetivos principais:

  • Considerar a análise avançada e on-line dos dados colecionados, provenientes de diferentes fontes, por exemplo, operadores e PLCs, de modo monitorizar e detetar prematuramente falhas das máquinas presentes na planta fabril e consequentemente a necessidade de implementar intervenções de manutenção, minimizando o seu impacto aquando da sua ocorrência. Esta capacidade de previsão contribui para a redução do tempo de inatividade dos equipamentos e processo de produção, a otimização no planeamento das intervenções de manutenção, e transforma a prática tradicional “falha e recupera” em “preve e previne”.
  • Suportar os técnicos durante as intervenções de manutenção fornecendo apoio à decisão de modo a realizar a execução de operações de recuperação e manutenção, disponibilizando informação sobre os passos a seguir durante a operação, o tempo necessário para a execução das tarefas e os materiais necessários. Este sistema inteligente de apoio à decisão, articulado com tecnologias de integração homem-máquina, como seja a realidade aumentada, contribui para uma mais rápida e eficiente recuperação da falha ocorrida.

A aplicabilidade da abordagem proposta será avaliada numa unidade de produção industrial, dedicada à estampagem de componentes para o setor automóvel.