Estratégia I&D+i

No âmbito do plano estratégico do IPCA para 2021, e dando continuidade ao plano estratégico anterior, definiu-se a Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+I) como um dos eixos estratégicos a desenvolver, sendo o foco a criação de uma imagem de marca associada à qualidade das atividades de I&D+i desenvolvidas com e para a região e o seu impacto no desenvolvimento regional.

Seguindo uma abordagem multidisciplinar e articulada com o projeto educativo das Escolas, o objetivo estratégico da I&D+i consiste em apostar numa política de incentivo e incremento das atividades de I&D, envolvendo os parceiros estratégicos, nacionais e internacionais. As atividades de I&D e de transferência de conhecimento e tecnologia a desenvolver devem procurar sempre aumentar o impacto societal e criar valor para as empresas e a região, tendo por base as várias oportunidades de financiamento existentes, seja por via da FCT, dos fundos comunitários ou de outra fonte.

O mapa da orientação estratégica, aprovado no Plano Estratégico do IPCA para 2021, evidencia o alinhamento da estratégia de I&D+i com as restantes dimensões estratégicas desenvolvidas pela Instituição o que evidencia o compromisso e a responsabilidade assumida para o cumprimento dos objetivos nesta área.

Figura 1: Mapa da orientação estratégica do IPCA

Fonte: Plano Estratégico IPCA 2021

A estratégia I&D+i do IPCA será objeto de atualização e revisão contínua considerando os novos desafios e oportunidades que vão surgindo ao longo do tempo, bem como novas necessidades detetadas no âmbito do ecossistema I&D+i e a que o IPCA pretende dar resposta.