O programa de mentoria InIPCA, é um programa que visa contribuir para uma integração plena, saudável, proactiva e para o desenvolvimento de competências transversais, como competências pessoais, sociais e de relacionamento interpessoal que são estruturais para o crescimento pessoal e para o sucesso académico dos estudantes que ingressam pela 1ª vez num curso de licenciatura.
O InIPCA é um programa de mentoria de estudantes para estudantes, em que os mentores acompanham os novos estudantes (mentorados). Este acompanhamento foca-se nas questões relacionadas com a adaptação ao Ensino Superior, designadamente, nos aspetos estruturais do curso, na relação com os colegas, nas características e nas competências a desenvolver para alcançar uma formação com sucesso.
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Objetivos
O Programa de Mentoria por pares (de estudantes para estudantes) tem como objetivo criar uma estrutura de suporte e apoio a uma integração saudável e à promoção do sucesso académico no ensino superior, pretendendo-se:
Integrar o novo estudante no meio académico e fomentar o seu desenvolvimento pessoal e interpessoal, com vista à promoção do seu bem-estar;
Proporcionar um conhecimento detalhado acerca do funcionamento do politécnico, em termos dos seus valores e princípios, serviços existentes e apoios que poderão usufruir;
Promover o conhecimento do contexto geográfico em que está inserido apresentando ao novo estudante (deslocado) a cidade de Barcelos;
Propiciar a formação e aprendizagem de relações interpessoais, num contexto informal de aprendizagem entre pares;
Criar uma rede de acolhimento de forma a evitar o isolamento social;
Percecionar atempadamente a existência de situações potencialmente problemáticas, ao nível pessoal, social e académico;
Promover o desenvolvimento de competências transversais, num espírito de partilha de competências e saberes, de solidariedade, de cooperação, em que se aprende ensinando e ajudando.
Candidaturas 2023/2024
Candidaturas de mentor: até ao dia 23 de julho de 2023
Requisitos:
Estudantes do IPCA a frequentar um curso de licenciatura.
Os candidatos estão sujeitos a procedimento de inscrição.
Todos os mentores serão sujeitos a formação especifica e terão à sua disposição material de apoio à realização das sessões de mentoria.
Todos os mentores terão acompanhamento, apoio e supervisão de um tutor (docente) e técnicos.
b) Papel do mentor e os valores na relação mentor-mentorado.
c) Empatia.
d) Comunicação.
e) Diversidade cultural.
2ª sessão
a) Metodologia aplicada à relação de mentoria.
b) Ser bem-sucedido no ensino superior: para além dos estudos.
c) Estratégias e organização do estudo/aprendizagem.
3ª sessão
a) Os desafios dos estudantes de 1º ano.
b) Serviços disponíveis e metodologias de encaminhamento.
c) Análise de situações-tipo.
d) Resolução de problemas.
4ª sessão
a) Primeiros socorros psicológicos.
b) Estratégias de gestão de stress.
c) O que inclui a vida académica.
d) Partilha de experiências: Erasmus, Intercâmbios, SAPS…
O InIPCA compreende
Sessões entre tutores (docentes), mentores e técnicos responsáveis pelo projeto: mínimo 3 reuniões no ano letivo de partilha de experiências e conhecimentos.
Sessões informais entre tutores e mentores, sempre que necessário e em data e horário a definir pelos intervenientes.
Sessões de mentoria formais (entre mentores e mentorados) com o grupo atribuído a cada mentor. Serão realizadas 3 reuniões formais: setembro, fevereiro e junho.
Sessões de mentoria informais, sempre que haja necessidade e em data e horário a definir pelos intervenientes.
Sessões temáticas, uma por mês, em que participam os tutores, os técnicos responsáveis pelo projeto, os mentores e mentorados, onde serão abordadas questões do sucesso académico.
Benefícios para os mentores
Experiência enriquecedora para o curriculum.
Referência desta atividade no Suplemento ao Diploma.
Obtenção do Certificado de Mentor.
Desenvolvimento de relações interpessoais entre pares, seja com os outros mentores ou com os mentorados.
Desenvolvimento de competências transversais.
Desenvolvimento do sentimento de cooperação e solidariedade.
Benefícios para os mentorados
Integração saudável e pró-ativa no IPCA.
Conhecimento sobre a estrutura e funcionamento do IPCA.
Desenvolvimento de relações interpessoais entre pares.
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