Oferta Formativa

Atividades

No âmbito das suas competências, o CLIPCA desenvolve as seguintes atividades:

a) Organização de cursos de línguas estrangeiras, de curta ou média duração, de caráter geral ou de âmbito especializado, destinados ao público em geral ou a públicos com interesses específicos;

b) Organização de cursos de português, quer como língua materna quer como língua estrangeira, de caráter geral ou de âmbito especializado, destinados ao público em geral ou a públicos com interesses específicos;

c) Prestação de serviços à comunidade, nomeadamente a criação de cursos à medida dos interesses de determinada instituição, incluindo a deslocação de formadores à empresa/instituição se assim se justificar e acordar;

d) Revisão e formatação de textos;

e) Apoio à autoaprendizagem de línguas, com recursos apropriados para o efeito.

Cursos de línguas estrangeiras regulares de formação geral
Estes cursos organizam-se de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho Europeu e decorrem ao longo do ano letivo. Podem funcionar no horário laboral e/ou horário pós-laboral. O CLIPCA organiza com regularidade cursos de Inglês, Alemão, Espanhol, Italiano e Francês.

Cursos Intensivos ou de Verão (junho, julho e setembro)
São cursos que seguem a mesma orientação que os cursos regulares (formação geral), mas com uma carga horária mais intensiva que permitirá colmatar as necessidades daqueles que não tem disponibilidade para frequentar um curso ao longo de um semestre. Poderão decorrer em horário laboral ou pós-laboral.

Cursos de línguas para fins específicos
São cursos de línguas com um programa adaptado para um fim específico. A sua duração varia de acordo com a língua e o programa que é definido. Incluem-se nesta tipologia, os cursos de línguas específicos para a área comercial, negócios, fins académicos, turismo, expressão oral e escrita, cursos específicos para alunos Erasmus, entre outros.

Cursos de Língua “à medida”
São cursos de línguas que visam colmatar uma necessidade específica demonstrada por uma empresa ou instituição em particular. Mediante as solicitações dos que o procuram, o CLIPCA poderá conceber e planificar cursos “à medida”, isto é, com conteúdos, formatos e durações adaptados às necessidades específicas dos seus destinatários. O CLIPCA, mediante disponibilidade dos colaboradores, poderá adaptar-se às necessidades de tempo e espaço dos proponentes, através da calendarização e horário que mais lhe sejam convenientes ou a deslocação do formador às suas instalações.

Infraestruturas para autoaprendizagem

O CLIPCA dispõe de um espaço no Edifício PRAXIS XXI (Campus IPCA) direcionado para a autoaprendizagem de línguas, no qual a comunidade académica e externa poderão encontrar uma coleção variada de materiais para a aprendizagem de diferentes línguas (Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Mandarim e Português como Língua Estrangeira), nomeadamente dicionários, gramáticas, manuais, material audiovisual, assim como, os melhores manuais de aprendizagem de língua estrangeira inglesa, nas áreas fundamentais da oferta formativa do IPCA, nomeadamente:

• Inglês para Contabilidade
• Inglês para Finanças
• Inglês para Turismo
• Inglês para Banca e Seguros
• Inglês para as Novas Tecnologias
• Inglês para Direito
• Inglês para Gestão/Negócios
• Inglês para Marketing
• Inglês para Fins Académicos
• Inglês para Uso Profissional (geral)